10 dicas práticas pra conseguir mais engajamento no Facebook

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Já falamos que ter uma fanpage da sua loja é a melhor estratégia pra divulgá-la. Mas como conseguir que as pessoas curtam, compartilhem, comentem e, PRINCIPALMENTE, comprem seus produtos?

Temos 9 dicas práticas pra te ajudar nessa tarefa!

1. Faça posts diariamente

27% de todo o tempo que a galera gasta no Facebook é olhando a timeline, ou seja, você precisa estar nela! E como se faz isso? Postando diariamente. Se não rolar fazer vários posts por dia, faça apenas 1, mas capriche. Lembre-se que o que faz o Facebook girar é conteúdo, ou seja, se você não posta nada, sua página vai morrendo.

Se você não tem nenhuma novidade de produtos ou promoção, pode fazer posts sobre que tenham a ver com o estilo de vida de quem compra aquele produto. Ou seja, se você vende celular, que tal compartilhar com a galera um post sobre aplicativos maneiros pra galera baixar?

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2. Use frases curtas e objetivas

O Facebook já divulgou por aí que posts que tem entre 100 e 250 caracteres tem 60% mais engajamento (like, comentário, compartilhamentos) do que os que são muito longos. Ou seja, seja objetivo.

Se você vai divulgar um produto da loja ou uma promoção, a dica é simples: dê o recado logo, sem firulas e de forma objetiva. Para fazer isso, crie frases curtas e na ordem direta (aquela do sujeito + verbo + objeto, lembra?). Com isso, você vai comunicar bem e chamar a atenção de quem curtiu a página.

3. Imagem é TU-DO!

Outro dado interessante que o próprio Facebook já disse é que posts com imagem tem maior engajamento do que posts sem imagem. Posts com álbum de fotos conseguem 180% mais engajamento, post com uma foto só aumentam em 120% o engajamento e posts com vídeo em 100%. Principalmente se você pensar que a timeline da galera é sempre lotada de coisas, uma imagem incrível chama muito mais atenção do que um textinho, né?

Mesmo se você for divulgar um link de alguma coisa da internet, você pode escolher uma imagem bem legal e postar o link como legenda da foto. E o que uma imagem “boa” precisa ter? A foto ou ilustração precisa ter qualidade média ou alta e um recorte que destaque bem o que você quer vender. As imagens que serão postadas no Facebook precisam ter um formato quadrado. Do contrário elas são achatadas automaticamente e podem ficar com uma aparência distorcida para quem visita a sua página.

Para fazer estas pequenas edições, aventure-se pelo Photoshop ou no próprio Paint que vem instalado no seu computador. Se você não tiver nenhum destes programas, há também a opção de editores online como o Pixrl.

4. Mude sempre a capa da sua página

Falando em imagem, lembre-se que a capa da sua fanpage é a primeira coisa que alguém vê quando entra lá e ela serve como um grande outdoor pra você comunicar promoções do mês, produtos em destaque ou apenas o que tem de legal na sua loja. Troque sempre o seu outdoor.

5. Não seja chato, seja relevante!

O que faz as pessoas compartilharem seu post é a identificação com aquele conteúdo e o quanto ele é relevante pra ela de alguma maneira. Ou seja, ficar apenas fazendo propaganda dos seus produtos, pode fazer com que o seu fã fuja da página se ele não estiver interessado em comprar algo no momento. Mas se você trouxer pra ele um conteúdo relacionado que seja bacana e tenha a ver com o seu tema, é bem provável que ele curta/compartilhe e ainda comente. Navegue pela internet, encontre coisas bacanas escritas por outras pessoas (você não precisa fazer tudo) e compartilhe com os seus fãs.

6. Provoque curiosidade

Além das frases objetivas, outra dica pra chamar a atenção de quem lê as postagens da sua página é provocar curiosidade no público. Está divulgando uma promoção? Use termos como “só hoje”, “imperdível” e “ótima oportunidade”, por exemplo. É importante se soltar para não fazer isso de forma mecânica e parecer forçado pra quem lê, tá? Aproveite para brincar como se fosse com o seu melhor amigo. Vai experimentando que dá certo!

7. Encurte seus links

Às vezes os links gerados pelos sites ficam enooormes e podem se tornar um ruído na hora de divulgar um produto. A solução para isso é criar links pequenos com diversas opções de sites que encurtam URLs. É fácil e rápido de fazer. Basta entrar em sites encurtadores como o Goo.gl, Migre.me ou Zip.net, colocar o link no campo em branco e clicar em “encurtar URL”. Show, né?

8. Não saia postando como louco

Sabe aquele seu amigo que se empolga e posta uma coisa seguida da outra no Facebook? Pois é, exagerar é bem chato. Não cometa este tipo de erro com a página da sua loja. Ao invés de atrair novos fãs para ela, você pode fazer com que as pessoas que já estão nela cancelem a assinatura.

Uma dica boa é programar que horas você vai postar. Você pode fazer isso manualmente, anotando e publicando novos posts a cada hora, por exemplo, ou automaticamente com a ajuda do Facebook! Há a opção de agendar posts na rede social. Você faz tudo como se fosse postar — coloca o texto, o link e a foto — mas no lugar de apertar o botão “Publicar”, você escolhe o dia e a hora que aquele post deve entrar.

9. Fale com a galera!

Isso aqui é uma das coisas mais importantes: interação com a galera. Rede social, como o nome diz, é pra você conversar, ou seja, fale com as pessoas. Pergunte pro seu público que tipo de produto eles gostariam de comprar, o que acharam dos últimos posts da sua fanpage, se curtiram o novo iPhone (se sua loja for de celular). Além de mostrar que do outro lado da fanpage também bate um coração, é uma excelente maneira de obter informações sobre o seu público e o que ele curte.

Toda vez que alguém tiver uma dúvida ou dirigir a palavra a você na página, você precisa ir até o post, sinalizar o nome da pessoa e responder o que ela pergunta. Mesma coisa pra quando te enviarem uma mensagem privada. Não demore pra responder e tenha cuidado com o tom que você usa, mesmo quando tiver recebido uma crítica. Seja simpático, mostre que você está ali pra qualquer coisa.

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Fonte: Blog Magazine Luiza

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