Google já começou a rebaixar milhares de sites incompatíveis com celulares e tablets.
O Google divulgou nota dizendo que vai rebaixar o ranqueamento de site inaptos a ser visualizados em celulares e tablets.
Se a notícia tomar a devida proporção, vai agitar muito o mercado de desenvolvimento de sites, pois a grande massa dos sites das empresas não são responsivos – que se adaptam automaticamente às telas móveis- e muitos não possuem nem ao mesmo um site mobile.
A medida bate em cheio nas pequenas empresas, que não costumam dispor de orçamento para investir em sites profissionais, de qualidade superior e que atendem os exigentes algoritmos de ranqueamento do Google.
A medida torna a competição sobre SEO, otimização para buscas, ainda mais acirrada.
O que muitos não sabem é que pode não ser necessário partir do zero para tornar um site apto a se acomodar aos dispositivos móveis. Muitos sites, principalmente os que usam tecnologia WordPress podem receber uma camada de elementos de design que o tornam responsivo.
Não demoraria muito e o que se vê agora é que os sites responsivos, nossa especialidade, estão cada vez mais em alta.
Websites compatíveis com dispositivos móveis
Ofereça a seus usuários uma experiência completa em dispositivos móveis.
Veja como o site da inMarket já está preparado para abrir em diferentes telas (PC’s, Tablets e Smarfhones):
Faça o teste de compatibilidade com dispositivos móveis no site do Google:
https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR&
Google rebaixa sites não adaptados para celular:
O mecanismo de buscas irá esconder as páginas que não tenham preparo para redes móveis; medida deverá prejudicar pequenas empresas.
O Google passa a ranquear se um site é compatível ou não com celulares e tablets. Caso não seja, a ferramenta de buscas retirará o endereço dentre as primeiras páginas da pesquisa, deixando o site mais longe.
A medida prejudica, principalmente, pequenas empresas que não possuem infraestrutura para criar sites adaptáveis às redes móveis.
Segundo um comunicado do Google, “conforme mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet, nossos algoritmos têm de se adaptar a essa camada de uso.” E complementa: “Agora, o Google vai priorizar páginas de serviços que são bons para o meio que a pessoa está usando.”
Atualmente, os mecanismos de buscas usam como referência a disponibilidade do site, a relevância e o balanceamento entre o conteúdo buscado e o do site, evitando páginas que apenas repliquem conteúdo para se sobressair.
Uma mudança radical no algoritmo de pesquisas do Google. A gigante vai priorizar sites que têm design adaptado para aparelhos mobiles, smartphones, tablets.
Segundo a Google, sites com design pensado apenas para desktop, computadores, continuaram aparecendo nas buscas, mas eles serão rebaixados nas pesquisas.
Se você possui uma página na internet, é melhor correr para adaptar seu site a plataforma mobile, para evitar ser rebaixado.
Contrate uma avaliação do seu site
Fontes: estadao/limontec/