Neste post, iremos abordar um assunto muito relevante para empreendedores, microempresários e empresários. Visto que muitas são as pessoas que cometem erros ao criar, sua marca.
Confundir Marca com Logotipo
É comum no início da criação da empresa, confundir marca com logotipo. Apesar de possuírem similaridade, existe diferença entre ambas. Pois a marca está relacionado com a razão de ser e existir de uma empresa, entretanto o logotipo é apenas a representação visual da marca feita por designers, é o que fazemos aqui na inMarket criamos o seu logotipo.
Mais do Mesmo
Outro grande erro, cometido durante a criação da marca é fazer mais do mesmo. Talvez você esteja se perguntando como seria isso? Pois minha marca é única, exclusiva, só ela tem esse nome, esse logotipo exclusivo, então como isso é possível?
–> Vamos lá que a inMarket responde:
Mais do Mesmo no quesito criação da marca, significa criar a marca sem uma proposta diferenciada para seu nicho de clientes.
Por essa razão muitas empresas, são consideradas como uma agulha no palheiro, ou seja não conseguem destaque dentro do nicho em que atuam. Por isso meus caros leitores, NÃO cometam esse erro de forma alguma.
É importante estudar o seu nicho, para conseguir propor uma proposta de valor e diferenciada para seu cliente.
Não cumprir o que propõe
Este erro geralmente acontece, após estruturar uma boa ideia e uma boa proposta de valor.
Pois geralmente, a visão do empresário ou empreendedor por trás da marca, está voltada apenas para geração de valor no curto prazo.
Portanto após atingirem um resultado esperado, acabam deixando parcialmente ou totalmente a proposta de valor que foi atribuída à marca no início.
Isto no mercado principalmente na internet, pode significar o fim da marca, pois a má reputação pode se espalhar em uma velocidade absurda, impedindo que o mercado acredite na sua marca.
Resumindo não cumprir o que propõe, quer dizer falta de consistência ao passar do tempo. Por isso meus caros leitores, com o passar do tempo mantenham a consistência da sua marca, ou até mesmo melhore a proposta inicial, porém nunca deixe de cumprir a proposta da sua marca, porque isso pode significar o fim da sua empresa.
Visão de Ciclope
Visão de Ciclope, seria enxergar a marca, apenas de acordo sua ótica, sem antes pensar em como o consumidor final, irá reagir à isso. Por exemplo criar uma empresa de tecnologia com o nome de Doces digitais, talvez este nome na ótica do empreendedor, seria interessante ou diferente. Porém antes de criar é importante pensar em como seu público irá reagir.
Certamente é necessário criar uma marca que te represente, em que você acredite. Afinal ela é sua! Mas nunca se esqueça que você fez ela para os outros consumirem seu produto e ou serviços.
Portanto diga não a visão de ciclope, adquira a visão de águia, pense à curto, médio e longo prazo. E construa uma marca excelente!
Gostou do post? Ele foi útil para você? Deixe seu comentário e sugestão de pauta.
Estamos aqui para ajudar você a obter o sucesso tão esperado.
A inMarket agradece.