Um dos fatores que atrapalham a segurança na web é a fragilidade das senhas utilizadas por usuários de diversos serviços que armazenam ou utilizam dados sigilosos. Na prática, senhas fáceis podem tornar obsoleto até o mais moderno sistema de segurança na web. Esse é um dos principais motivos que impulsionam o Google e outras empresas a apostar na abolição do uso de senhas escritas para logins na web.
A FIDO (Fast Identity Online) Alliance é um consórcio de empresas empenhadas em popularizar o uso de digitais para logins e autorizações de diversos tipos no mundo digital. O grupo de empresas já tem 31 produtos de 16 empresas do ramo de tecnologia que estão de acordo com a nova tendência, ou seja, acabar com o uso de senhas.
Seguindo nessa esteira, o Google, que é o principal membro do grupo, implementou novas chaves no Android que permitem a recepção de dados de identificação por digitais, utilizando, nesse caso, dispositivos que transferem dados pela porta USB do smartphone. Outra grande empresa na lista é a Samsung, que também passou a aceitar identificações por digitais para seu sistema de pagamentos via smartphone.
A FIDO vai implentar no mercado mundial um programa de certificações para empresas que querem ingressar no novo padrão proposto pela nova cartilha de identificação online, incentivando a criação de aplicativos e serviços baseados na utilização de dados biométricos.
Os serviços oferecidos por empresas que seguiram as regras da cartilha na hora de criarem seus sistemas de login podem garantir maior segurança nas transações, já que vão seguir as rigorosas regras de segurança da entidade para ter o selo de qualidade da entidade em seus produtos.
Fontes: Engadget/olhardigital.uol