Adeus, Internet Explorer. Bem vindo Microsoft Edge!
É oficial: o novo navegador da Microsoft, conhecido até agora como Project Spartan, se chamará Microsoft Edge. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29) durante a Build, conferência para desenvolvedores que acontece em San Francisco. O Microsoft Edge substituirá o Internet Explorer e virá como navegador padrão do Windows 10, que será lançado nos próximos meses.
O Microsoft Edge carrega o nome de seu motor de renderização, EdgeHTML. Entre as novidades do navegador estão a integração nativa com a assistente pessoal Cortana; a interface minimalista, que segue a tendência iniciada com o Chrome; e recursos como anotações à mão e modo de leitura.
Pelo menos nos Estados Unidos, a Cortana terá diversas utilidades no Microsoft Edge. Ao digitar “previsão do tempo”, as condições climáticas locais serão exibidas diretamente na barra de endereço. Se você estiver acessando o site de um restaurante, por exemplo, dá até para perguntar à Cortana as instruções para chegar até o endereço desse estabelecimento.
Mas isso será suficiente para convencer usuários de outros navegadores a experimentarem o Microsoft Edge? Não sei, mas a Microsoft pretende facilitar bastante essa migração: o novo navegador suportará extensões portadas do Chrome e Firefox.
Os recursos legados do Internet Explorer, como o suporte aos temidos plugins ActiveX, não serão suportados pelo Microsoft Edge. As empresas que ainda dependem de tecnologias antigas poderão usar o Internet Explorer, que continuará disponível como um navegador secundário no novo sistema operacional.
https://youtu.be/iH1D31YHsgY
Navegador Microsoft Edge supera todos os concorrentes em novos testes
Browser consegue superar concorrentes do Google e Apple em testes de benchmark.
O Microsoft Edge, novo navegador do Windows 10, sistema que ainda encontra-se em fase de desenvolvimento tendo lançamento agendado para o segundo semestre deste ano, está, segundo informações postadas no blog oficial da Microsoft para Desenvolvedores, brilhando à frente de seus concorrentes de 64 bits! Testes de benchmark recentes mostram que o browser conseguiu ficar acima do Chrome e Safari em ambos resultados, do Jet Stream (Apple) e Octane 2.0 (Google).
O desempenho superior do Edge deve-se especialmente à implementação do ECMAScript 6, que agiliza ainda mais a interação com o mecanismo JavaScript Chakra. No Windows 10, o compilador JIT Chakra foi otimizado a tal ponto, que a eficiência de funções inline são espelhadas através de arquivos JavaScript – o que faz com que ele possa agilizar notavelmente a execução de scripts deste nível, refletindo em uma navegação mais fluida.
Além do Edge (que será exclusivo do Windows 10) o próprio sucessor do Windows 8.1 parece estar notavelmente mais fluido em diversas máquinas, inclusive, em um dos modelos de MacBook recém-lançados por sua principal concorrente, a Apple, conseguindo inclusive, superar o desempenho de seu sistema nativo, o OS X Yosemite.
Fica cada vez mais claro que o Windows 10 será um divisor de águas para Redmond, e depois que ele estiver sendo comercializado, nós teremos em mãos um sistema muito superior a todas as versões antigas já lançadas do sistema, o que deve instigar seus concorrentes a lançarem algo no mesmo nível, ou se possível, ainda melhor!
Conheça o Microsoft Edge
A mais nova maneira de navegar na Internet. Confira o novo bloco do Microsoft Edge no menu Iniciar e na barra de tarefas. Ou então, basta digitar “Projeto Spartan” na caixa de pesquisa.
Pesquise mais rápido na barra de endereços
Você não precisa acessar um site para procurar imagens de pinguins fofos. Economize tempo e energia fazendo uma pesquisa prática e conveniente na barra de endereços. No mesmo instante, você receberá sugestões de pesquisa, os resultados da Internet, seu histórico de navegação e seus favoritos.
Hub: todas as suas coisas em um só lugar
O Hub é o lugar onde o Microsoft Edge guarda as coisas que você coleta na Internet. Selecione Hub Imagem do ícone do Hub para ver seus favoritos, sua lista de leitura, seu histórico de navegação e seus downloads atuais.
Escreva em páginas da Web
O Microsoft Edge é o único navegador que permite que você faça anotações, escreva, rabisque e realce diretamente em páginas da Web. Adicione ingredientes secretos a uma receita diretamente na tela para compartilhar com outros chefs amadores, colabore em um novo projeto com seus colegas de trabalho ou divirta-se com seus filhos – enfim, pinte e borde na Internet. Crie uma Anotação Web Imagem do ícone de Anotação Web para incrementar a página que você está vendo.
Use a Caneta Imagem do ícone da Caneta para escrever com a tela touch ou o mouse, realçar Imagem do ícone de Realçar ou digitar Imagem do ícone de Anotação digitada uma anotação.
Leve suas leituras com você
A lista de leitura oferece um local para você salvar artigos ou outro conteúdo que queira ler mais tarde – talvez no metrô a caminho de casa ou de folga em uma manhã de sábado. Basta selecionar Imagem do ícone de Adicionar à Lista de leitura, Lista de leitura e depois Adicionar. Quando estiver com vontade de ler, acesse o Hub Imagem do ícone do Hub e selecione Lista de leitura Imagem do ícone da Lista de leitura.
Leia com menos distrações
Para gerar um layout simples e desimpedido, selecione Imagem do ícone do Modo de exibição de leitura na barra de endereços para ativar o modo de exibição de leitura. Com isso, o conteúdo que você está lendo fica em destaque. Você pode até mudar o estilo do modo de exibição de leitura e o tamanho da fonte de acordo com seu astral: selecione Imagem do ícone de Mais ações e depois Configurações.
Captura de tela de estilos do modo de exibição de leitura
Fontes: tecnoblog.net/bilexpert.com.br/windows.microsoft.com