É o grupo de componentes que representam uma marca, um partido, uma ideia ou coisas similares a esta. Os principais componentes para formar a identidade visual são;
-
Logotipo;
-
Conteúdo;
-
Paleta de Cores;
-
Consistência Visual.
Tendo como um dos principais objetivos gerar um contato positivo com os clientes ou público-alvo, e também produzir uma identidade para a marca ou serviço que ela representa.
Evolução:
Desde os tempos antigos esta prática vem sendo adotada, em diversos aspectos da sociedade, como por exemplo na arte barroca e também nas demais variações da arte, dando entonação à uma mensagem. Através destes feitos artísticos o lado afetivo (emocional do público-alvo)foi atingido, em outros casos foi utilizada para representar um exército por muitas vezes com símbolos de Leões permitindo que aquele que possuísse este símbolo expressasse a ideia de ferocidade e força. Com isto percebemos que a identidade visual vem sendo usada como um todo dentro de uma sociedade.
Porém no mundo contemporâneo, vem sendo muito explorada no ramo comercial.
Qual sua finalidade Comercial?
Na área comercial, identidade visual tem uma importância absurda para personalizar uma empresa através de logotipo, conteúdo, paletas de cores e consistência visual.
A finalidade e importância de otimizar a identidade visual, resume-se em gerar uma melhor experiência para o cliente, pois quando esta arte é bem elaborada com consistência coerência em todos os componentes, isto atinge a memória afetiva do público-alvo, fazendo com que todas as vezes que veja o logotipo da sua marca, imagem similar ou simplesmente escute o nome da sua empresa, certamente irá lembrar da experiência com seus serviços.
Por isso não perca tempo e invista na identidade visual da sua empresa e impulsione seus resultados!!